quarta-feira, 22 de agosto de 2012

O IBGE e suas Regionalizações Oficiais


        Em 1934 foi criado o IBGE (instituto brasileiro de geografia e estatista),para isso reuniu-se vários pesquisadores de varias áreas como, geógrafos,economistas,e matemáticos.O IBGE e o órgão que avalia a região e a estrutura do povo brasileiro,isso e feito por meio de um censo(recenseamento)realizado em todo o pais.
        Em 1940,foi criada a primeira proposta de regionalização de ordem natural(como relevo,clima e vegetação)com isso houve uma grande mudança no nosso pais pois depois disso já era possível termos um perfil geográfico mais eficiente.
       A regionalização do IBGE considera dois tipos de analize para o território nacional:Uma escala maior que propõe a existência de 360 migro-regiões homogêneas,e uma escala menor que divide o pais en cinco magro-regiões ou grandes regiões homogenias.

  • Norte:É a maior região do pais em espaço geográfico (3,853,327 km²)e a região a qual pertence a floresta amazônica e tem baixa densidade populacional( 3,8 km² por habitante)
  • Nordeste:É a segunda região mais populosa do pais,e é do nordeste que se originam importantes fluxos migratórios nacionais.Sua população vem aumentantando consideravelmente nas ultimas décadas. 
  •  Centro-Oeste:É marcada pela agropecuária e suas atividades extensivas e modernas,e é importante citar as diversas fronteiras para o meio mercantil.
  • Sudeste:É a maior região em termos de população e industrialização,suas atividades são bem desenvolvidas,mas enfrenta muito problemas sociais.
  • Sul:É a menor de todas as regiões, merece  um destaque pois suas atividades agriculas   são exemplares e também por ter o segundo mair parque industrial do pais. 
     

Um comentário:

  1. muito bom,isso explica tudo as regionalizaçoes oficiais do IBGE,mas teve algumas palavras que ficaram erradas e sem acento.

    ResponderExcluir